A punição do juiz André Luiz Schafranski, da 2ª Vara Criminal, em relação à quadrilha encabeçada por policiais civis da 13ª SDP, envolvida em diversos crimes, em Ponta Grossa, nos anos de 2010 e parte de 2011, é exemplar. Quem errou vai pagar, e o preço é alto. José Carlos Camargo Vargas, ex-chefe da Seção de Furtos e Roubos, pegou mais de 16 anos de reclusão, e agora vai dividir cela com bandidos que prendeu ou ajudou a prender. Dos quatro que foram processados, foi o único com condenação explícita pelo desvio de 15 quilos de crack do interior da 13ª SDP. Ele é marido da delegada Aracy Carmen Costa Vargas.
Algumas medidas foram determinantes para a desarticulação desse grupo criminoso que agia dentro da 13ª SDP. A primeira partiu do próprio secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho, determinando a troca da cúpula da Polícia Civil. Depois, acertadamente, a delegada Valéria Padovani, que assumiu a função, transferiu delegados e policiais que atuavam na gestão anterior. É certo afirmar que nem todos tinham envolvimento com ações criminosas, mas a mudança era necessária, até mesmo pela necessidade de oxigenar a instituição, à época debilitada e deficitária.
O mérito todo pela desarticulação do bando é, sim, do delegado-corregedor Adilson Ricardo da Silva. Ignorou o corporativismo, teve muita coragem e de maneira correta conseguiu conduzir uma investigação isenta, dentro da lei e pautada no profissionalismo. É importante destacar, ainda, a atuação dos promotores Honorino Tremea, Suzane Maria Carvalho do Prado e Vanessa Harmuch Perez Erlich. Ao bando foram imputados pelo Ministério Público crimes tipificados no Código Penal como denunciação caluniosa, peculato, tráfico de drogas e associação ao tráfico; corrupção ativa e passiva; e prevaricação.
Por fim, um dos piores crimes cometidos por policiais civis, na história de Ponta Grossa, teve o seu veredicto. É mais uma página virada na história da Polícia Civil, uma instituição valorosa e com uma extensa ficha de excelentes serviços prestados à sociedade.

http://jmnews.com.br/noticias/espaco%20publico/42,23388,24,07,o-desvio-de-crack-da-13a.-sdp-e-pagina-virada.shtml

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.