Livro Polícia Civil – 150 anos de Ernani Costa Straube

No dia 28 de setembro comemora-se o aniversário da Polícia Civil do Paraná, que neste ano completa 162 anos de atuação em prol da segurança da população do nosso Estado. Em 2005, em ocasião da celebração de seus 150 anos, foi lançado o livro ‘Polícia Civil – 150 anos’, do pesquisador Ernani Costa Straube.

A obra reúne fatos, curiosidades, legislações e momentos históricos da atividade policial, desde sua origem.  A necessidade de policiamento existe desde quando os homens passaram a viver em comunidades. A geração de conflitos demandou a criação de autoridades capazes de resolver conflitos e assegurar a paz.

Dividido em duas fases, o livro aborda primeiramente o surgimento da atividade da polícia civil na história da civilização humana até 2003, ano em que foi comemorado os 150 anos da criação do cargo de Chefe da Polícia da Província do Paraná, via decreto do Imperador D. Pedro II. A segunda parte da obra apresenta o histórico de diversas Unidades Policiais Civis de destaque, além de assuntos institucionais de interesse.

 

policia civil 150 anosOnde comprar:

Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (Rua José Loureiro, 43 – Centro – Curitiba)
R$ 58,00