Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná

Delegado Thiago Garcez

Delegado Thiago Garcez

No dia 03 de dezembro, comemora-se no Brasil o Dia do Delegado de Polícia, importante agente da segurança pública, responsável pela garantia da legalidade e da justiça para todos os membros da sociedade. Esta é uma carreira difícil, na qual muitos, infelizmente, perdem a vida em decorrência do exercício profissional. É importante, nessa data, relembrarmos os companheiros de profissão que tombaram no cumprimento de seu dever, como o Delegado Thiago Garcez, que está desaparecido desde dezembro de 2016, quando foi visto pela última vez após confronto com traficantes no Rio Solimões. Ainda assim, o Sidepol PR ressalta a missão heroica e íntegra à qual nossos Delegados de Polícia se dedicam com primor, sendo considerados heróis do cotidiano.

 

HISTÓRICO

Em 3 de dezembro de 1841, o Imperador Dom Pedro II instituiu a Lei n° 261, que tornava obrigatória a existência de chefes de polícia em todas as províncias da república. Com base nesta data, o Deputado Federal Lourival Mendes aprovou o projeto de lei  n° 2728/2011, tornando 03 de dezembro o Dia do Delegado de Polícia.

De 1841 para cá, muitos foram os avanços da categoria, como, por exemplo, a obrigatoriedade dos concurso públicos para o cargo, bem como a realização de provas e obtenção de títulos específicos. As exigências que cercam esta profissão contribuem para a formação de um Delegado de Polícia consciente do seu papel de garantidor da segurança e liberdade da população, capaz de executar ações investigativas que contribuem para a reputação respeitável da Polícia Judiciária.

 


Comentários fechado.


Cadastre-se

Cadastrar

Redes Sociais