Palavra do Presidente: agradecimentos, objetivos e perspectivas

Com dificuldades, decidimos organizar a Chapa Força e Determinação, apesar do tempo escasso, pois tomamos conhecimento das eleições há quatro dias do encerramento das inscrições, mas, mesmo assim, conseguimos êxito nesta primeira empreitada. Enfrentamos algumas dificuldades, como a tentativa de impugnação da nossa chapa, fato que também superamos, e no dia 05 de outubro fomos os vencedores nas urnas. No dia 20 de outubro de 2019 (segunda-feira) a nova diretoria foi empossada no Sidepol (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná). Afirmamos que não guardamos mágoas, pois faz parte da disputa eleitoral. Chamamos nossos amigos ex-adversários, somente no âmbito das eleições, para agora formamos juntos fileiras em prol dos mesmos ideais classistas.

Queremos agradecer, nesta primeira oportunidade, a todos os Delegados e Delegadas de Polícia do Paraná que de uma forma ou de outra contribuíram para este momento democrático. Agradecemos com deferências ao Dr. Manoel Pellison, nosso Vice-Presidente, e a todos os componentes da chapa Força e Determinação, por estarmos imbuídos dos mesmos ideais, pelos esforços na campanha e, por fim, por terem colocado seus nomes no crivo das urnas. Agradecemos especialmente aos nossos eleitores que compareceram as urnas apensar das dificuldades, alguns cancelaram compromissos e viagens com familiares para participar da eleição. Agradecemos até mesmo aos que não nos contemplaram com os seus votos. Após as eleições não existem ganhadores e nem perdedores, todos queremos os mesmos objetivos.

Nesta gestão, todos os Diretores assumem o compromisso de participação efetiva na administração do sindicato, nas respectivas Diretorias e Conselhos Fiscal e Deliberativo. As decisões não serão de um homem só. Todos têm direito a voz e voto, e todas as decisões relevantes passarão pelo crivo da Diretoria reunida ou, se necessário, pela votação em Assembleia Geral devidamente agendada. Todos os Diretores devem exercer suas funções de acordo com o Estatuto do Sidepol e as leis vigentes, de forma democrática e harmônica entre seus pares. As atas das reuniões estarão à disposição dos associados, tudo de forma absolutamente transparente. Abriremos um canal de comunicação onde o sindicalizado terá oportunidade de opinar, dando sugestões e defendendo o seu ponto de vista sobre vários assuntos de interesse da classe.

Estaremos, já nos primeiros meses, dando início a organização do sindicato, em acordo com a nova filosofia de atuação da administração sindical. Viabilizaremos a criação de Delegacias Sindicais em várias regiões do Estado, “em estudo” visando maior aproximação com os filiados que se
encontram distante da capital. Da mesma forma, buscaremos subsídios, informações e documentos acerca das reais necessidades e carências no campo da Segurança Pública, em especial das condição de trabalho, como a falta de efetivo, viaturas, armamentos e excesso de presos em Delegacias de Polícia, ou mesmo a ilegalidade na permanência de presos custodiados nas DPs. Sempre procurando viabilizar a atividade de Policia Judiciária. Todas as informações colhidas servirão de provas para as ações judiciais, demonstrando abusos e ilegalidades cometidas; ressaltamos requerimentos que faremos nas via administrativas, observando as promessas de campanha feitas pelo Senhor Governador Carlos Roberto Massa Júnior, bem como a obrigação de fazer, “Princípio Jurídico da Administração Pública”.

Para as referidas atuações já estão iniciados estudos junto ao renomado Escritório BACELLAR & ANDRADE ADVOGADOS ASSOCIADOS. O escritório é composto por uma equipe de advogados especialistas, mestres e doutores. No dia 18 do outubro, fomos recebidos em comissão pelos Doutores Romeu Bacellar e Renato Andrade e equipe. Já neste primeiro encontro, após troca de ideias, ficou estabelecida a parceria.

A nova administração do SIDEPOL será norteada pela atuação verdadeiramente sindical, não dedicaremos nosso tempo preocupados com outras carreiras jurídicas ou categorias de profissionais, nem em criticá-las, nosso foco será o Delegado de Polícia.

O Sindicato, criado há vinte e três anos, vai agora mostrar para o que veio!

Exercer sua verdadeira função de representante classista, ser um instrumento viável para servir a classe dos Delegados e Delegadas, “trincheira de luta“, uma vez que aos Delegados em conformidade com a Constituição Federal são incumbidos da direção e chefiar dos órgãos Policiais, devendo-se, evidentemente, observar a hierarquia e a disciplina.

Estaremos nesta luta, ombro a ombro com a nossa Adepol e sempre esperando contar com a efetiva participação da Associação e “vice e versa“. Agradecer nesta oportunidade, especialmente, a Adepol e a sua Diretoria, na pessoa do Presidente Dr. Daniel, por manterem um comportamento imparcial nas eleições do SIDEPOL.

Acentuamos agradecimentos especiais ao Dr. Marques, que sai agora da direção do sindicato, apesar da inscrição de duas chapas ele comportou-se de forma isenta e imparcial, mesmo sendo apontado como apoiador da chapa da sua então diretoria. Vale dizer que ao longo da sua gestão, o Dr. Marques empregou sua filosofia de trabalho, a qual respeitamos.

Nosso foco estará especialmente centrado na questão de salário e da remuneração, em exigir as reposições das perdas inflacionárias, visando a equiparação com outras Carreiras Jurídicas ou igualdade, no que diz respeito às vantagens e proventos.

Para realizarmos estas e outras conquistas será fundamental a participação de todos os Delegados e Delegadas de Polícia, por meio do comparecimento maciço nas Assembleias Gerais, ordinárias ou extraordinárias, previamente convocadas pelo SIDEPOL, pois a força de uma diretoria vem da classe que representa!

Certeza que com força e determinação teremos vitórias!

Paraná, 21 de outubro de 2019.

Antonio Simião

Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná – SIDEPOL PR