Autoridades, Policiais Civis e demais profissionais da área da segurança pública receberam homenagens no último dia 26 de abril (quarta-feira), em Curitiba. O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e contou com a presença de diversas autoridades como o Governador do estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, o Delegado-Geral da Polícia Civil Silvio Jacob Rockembach, o presidente da Assembleia Legislativa Ademar Traiano, dentre outros.
Foram entregues Medalha da Ordem da Araucária, Medalha Tiradentes, Medalha do Mérito Investigação Criminal, Medalha do Mérito de Inteligência Policial e Placas de Homenagem por Destaque Profissional a autoridades e policiais civis, tais como delegados, papiloscopistas, investigadores e escrivães.
O Governador destacou que, ao longo do tempo, foi possível construir um grande time de profissionais na segurança do estado do Paraná, modificando prática anterior de influência política na nomeação de Delegados, por exemplo. Disse que foi possível interromper esse paradigma e realizar uma verdadeira mudança de cultura, com um trabalho constante, que hoje mostra sua capacidade, colocando a polícia do Paraná como uma das mais eficientes do Brasil, com um alto índice de 84% de solução de crimes.
Ainda, salientou que atualmente há uma melhor comunicação entre as polícias civil e militar. Abordou, também, a questão da criação da polícia penal, a construção de presídios e o apoio da Assembleia Legislativa em receber as propostas para mais investimentos necessários na segurança pública.
Para o Delegado-Geral, o evento teve como finalidade reconhecer o bom desempenho dos policiais civis, sinalizando que hoje há uma nova instituição, a qual vem eliminando problemas graves que impediam os servidores de realizarem um bom serviço. Destacou que o Governo está investindo em estrutura, tecnologia e inteligência e, com isso, o resultado é o aumento na solução de crimes.
O Presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia do Paraná (Sidepol), Luis Gustavo de Souza Timossi, esteve presente na homenagem aos profissionais de segurança e ressaltou a importância de iniciativas como essa “Nós avaliamos como indispensável que haja uma valorização para os policiais civis e o reconhecimento do bom trabalho executado que é algo que vem refletindo diretamente na redução dos índices de criminalidade e favorecido na sensação de segurança da nossa população na prática”, disse.
Homenagens Operações Especiais
São inúmeras as operações de grande relevância e alta complexidade realizada pela PCPR. O Comitê Gestor recebeu as indicações das divisões do órgão de segurança e entre os homenageados foram destaques as Operações Especiais Saque Rápido (Delegacia de Estelionato em Curitiba) e a Operação Serial Killer (Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCPR).
Na Operação “Serial Killer” o delegado homenageado foi Thiago Nobrega. A investigação apurou que foram assassinadas 3 (três) vítimas com repetição de procedimentos. O suspeito foi identificado por uma quarta vítima que sobreviveu ao ataque. As vítimas eram homossexuais, moravam sozinhas e os crimes ocorriam às terças-feiras. O suspeito marcava encontros por meio de aplicativos com as vítimas. Ao ser preso declarou que o objetivo era cometer um crime por semana. A prisão ocorreu em maio de 2021 e a condenação foi de 104 anos por latrocínio, roubo, extorsão e homofobia.
Na Operação Especial Saque Rápido foram homenageados os Delegados Emmanoel David e Guilherme Dias, responsáveis pela investigação. A operação identificou que os suspeitos produziram prejuízos superiores a R$ 30 milhões em golpes de empréstimos pela internet. No total foram presas 41 pessoas no estado do Paraná e em São Paulo em 2021.
Além dessas operações, ocorreu ainda, homenagem para a Operação Guarapuava referente a tentativa de assalto a uma transportadora em Guarapuava em abril de 2022. Foram 17 pessoas suspeitas presas. A operação envolveu policiais militares, civis e científicos.
Conheça mais sobre as Medalhas
MEDALHAS – Dentre as categorias premissas estão medalhas das Araucárias, Mérito de Inteligência Policial, Mérito Investigação Criminal e Serviços Relevantes à Polícia Civil.
A Medalha das Araucárias é destinada a agraciar personalidades nacionais ou estrangeiras que demonstrem destacada atuação no campo das suas atividades relacionadas com a segurança pública.
Já a de Mérito de Inteligência Policial se refere aos policiais que participaram, por meio da inteligência, de investigações de alta complexidade.
As categorias de Investigação Criminal se referem às unidades policiais que tenham obtido notório destaque na área de investigação criminal de repressão qualificada.
Já a Medalha Tiradentes, pode ser conferida a policiais nacionais ou estrangeiros que houverem prestado serviços notáveis à organização policial ou que se hajam distinguido no exercício da profissão e a Medalha de Serviços Relevantes à Polícia Civil, destinada, também a agraciar personalidades nacionais ou estrangeiras que, no campo de suas atividades relacionadas com a segurança pública, tiverem destacada atuação.
A Medalha de Tiradentes remete ao patrono das polícias, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Delegado-Geral da Polícia Civil Silvio Jacob Rockembach e Presidente do SIDEPOL Dr. Luis Gustavo Timossi,